top of page

RETRATO DA ESCOLA

Observação e Registro das Práticas Pedagógicas Mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TDIC

 

Para iniciarmos a elaboração da construção do retrato da escola, conversamos com os alunos do 1º ao 8º ano, com os professores e merendeiras, onde expusemos as metodologias do curso, nossos objetivos e expectativas. Todos se disponibilizaram a ajudar no que necessário, haja visto que tudo será em prol de melhorias para nosso centro.

Durante a identificação e observação das práticas pedagógicas e sociais da escola mediadas pelas TDIC, constatamos que embora nosso centro encontra-se em uma área rural, localizada em uma região de mineração de pedra ardósia, onde predomina a precariedade financeira e cultural, o que não foi empecilho a nos impedir, quanto os avanços tecnológicos e levando em consideração aos demais centros de educação estamos, digamos que timidamente encaminhado para a inserção da cultura digital.

Nossos alunos e professores utilizam quase que diariamente alguma forma tecnológica em suas práticas.  Nosso centro conta com sala de informática com dez computadores, data show e notebook, todos conectados a internet. 

 

Coleta de Informações

 

Nosso grupo elaborou entrevistas com alunos, professores e merendeiras no intuito de identificar na visão de cada um o que pensam sobre os avanços tecnológicos e a introdução das TDICs  nas práticas pedagógicas.

Observe o que diz a professora Marleide da disciplina de Artes quando responde as nossas perguntas sobre sua prática pedagógica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao lado entrevista com a professora de Inglês Márcia Salvador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observamos nessa entrevista que a professora Márcia usa dos recursos digitais com um pouco menos freqüência que a professora de Artes, semanalmente com ela mesma afirma, e ela acredita também ser imprescindível o uso das tecnologias na prática pedagógica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistamos também os alunos, que entendem ser  interessante a inserção de TDICs nas aulas, eles crêem que seria mais atrativas e estimulantes, fora que é importantíssimo nessa era  digital em que nos encontramos. Opinião dos alunos:

Entrevistando todos os professores de nossa escola, elaboramos tabelas para representar a freqüência que cada um usa os equipamentos informatizados em sua disciplina.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

 

 

Temos em nosso Centro cerca de 189 alunos, destes somente 73 possuem acesso a internet, ou seja 38,62% o que vem a dificultar um pouco o nosso trabalho pedagógico, haja visto que estes alunos não poderão praticar, realizar tarefas, estudos ou pesquisas fora da sala de aula quando solicitados.

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

Ainda falta melhorarmos em muitos aspectos como em: equipamentos, técnicas e planejamentos para inserirmos as TDICs na nossa prática pedagógica, porém, estamos cientes que podemos incorporar cada vez mais essa importante ferramenta em nosso trabalho, o que se faz essencial nos tempos atuais. Aceitamos o desafio de nos aprimorarmos

 

 

FORMAS DE ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES:

 

As informações coletadas foram armazenadas em e-mails, pen drives, e no computador de cada cursista, nos e-mails, caso quisermos acessar as informações em qualquer lugar, nos pen drives, caso não haja acesso a internet, e em nossos computadores e laptops, para frequente acesso e agora também nesta página!

 

 

 

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERICA HASSE

bottom of page