top of page
Aulas Extras

 

No período da tarde são realizadas oficinas de acompanhamento pedagógico, agroecologia, atletismo e percussão. Nas segundas feiras, ocorre a aula de agroecologia, que envolve a criação de canteiros e hortas sustentáveis, nas terças-feiras é ministrada a oficina de música e todas as quintas ocorre a aula de atletismo. O acompanhamento pedagógico é realizado três vezes por semana, intercalado com as outras oficinas.

Na oficina de acompanhamento pedagógico os alunos aprendem de forma criativa, com o auxílio da música, contação de histórias e poesia. A interação entre as turmas também auxilia no desenvolvimento social das crianças.

Music
Fabricando Arte

 

Um dos projetos mais inovadores da arte e educação do país, o Fabricando Arte, patrocinado pela empresa Ingredion Brasil Ingredientes Industriais, com a realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet   tem com o objetivo de promover a cidadania e incentivar a cultura, por meio da arte-educação, para adolescentes brasileiros em situação de exclusão social.

Atende atualmente crianças, adolescentes e jovens, entre 09 à 17 anos de idade e em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Trombudo Central/SC, Balsa Nova/PR, São Gonçalo /RJ e Cabo de Santo Agostinho/PE e Conchal/SP.  Todos os participantes são alunos, matriculados e freqüentes em escolas públicas municipais ou estaduais.

 Educadores especializados ministram aulas sobre técnica de pintura em tela, história da arte, além de abordarem temas transversais como: ética, cidadania, meio ambiente, entre outros, temas que permeiam as aulas de gravura e pintura em tela.  Ao longo do ano os alunos produzem telas e gravuras que concorreram nacionalmente participando de exposição itinerante por todas as cidades participantes do projeto.

O projeto abre espaço para que jovens despertem para o mundo artístico, desenvolvendo suas habilidades e um novo modo de ver e ser o que certamente refletirá de forma positiva nas comunidades nas quais ele está inserido. Os alunos são escolhidos e convidados por professores e coordenadores pedagógicos a se integrar ao projeto, os critérios de seleção incluem freqüência às aulas, participação em todas as disciplinas do currículo escolar e situação de risco social.

Por meio das artes plásticas podemos participar do processo de transformação e crescimento dos adolescentes de nosso país, estabelecendo relações culturais, afetivas e sociais significativas para a boa formação do caráter dos alunos e, assim, ajuda a compor um cidadão feliz, capaz e íntegro.

O Projeto Fabricando Arte conta com o Intercâmbio Cultural entre Brasil e Estados Unidos por meio do International Youth Exchange do World Awareness Chindren’s Museum de Nova York.  Todos os anos as melhores obras são doadas para este museu e passam a fazer parte do acervo permanente, além de fazerem parte de itinerâncias por escolas, bibliotecas entre outros locais públicos.

Em Trombudo Central, neste ano foram disponíveis 50 vagas para alunos da EEB “Dr. Hermann Blumenau” e CEB “Erica Hasse”. Na EEB Dr. “Hermann Blumenau” as aulas são realizadas nos sábados das 9h30min às 12h e no CEB “Erica Hasse”, nas terças-feiras das 13h às 17h.

 

Contato

Programa Mais Educação

Coordenação de Ações Educacionais Complementares (CGAEC)

Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania (DEIDHuC)

Esplanada dos Ministérios Bloco L - Anexo I Sala 416 CEP 70047-900

Brasília - DF

Tel.: (61) 2022-9181/2022-9211/2022-9212/2022-9174

Palavras-chave: Mais Educação, tempo, espaço, formação integral

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERICA HASSE

bottom of page